Aprovado relatório de FBC com desconto de até 99% na renegociação de dívidas com Fies

PUBLICIDADE

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24) o relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) sobre a medida provisória que concede desconto na renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes inscritos no Cadastro Único do Governo Federal ou que tenham recebido o auxílio emergencial terão desconto de até 99% da dívida. Para os demais, o desconto é de 77%.

Os descontos valem para pagamento do saldo devedor à vista ou parcelado em 15 meses, com reajuste pela Selic. Quem optar pelo pagamento integral da dívida, terá redução total dos encargos, além de 12% de desconto sobre o valor principal. O débito com o Fies também pode ser parcelado em até 150 meses, com redução de 100% de juros e multas.

Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho, 1 milhão de estudantes podem ser beneficiados pelas novas regras, que permitirão a renegociação de R$ 38,6 bilhões de dívidas com o Fies em atraso.

“A pandemia provocada pelo novo coronavírus sepultou muitos sonhos e deixou como sequela um rastro de destruição em muitos setores. A área de educação foi uma das mais afetadas, com inúmeros estudantes passando muito tempo sem estudar, crianças que deixaram de ser alfabetizadas, estudantes universitários privados de suas aulas, preocupados com um futuro incerto. Aprovar este projeto é investir no Brasil e nas futuras gerações que ajudarão a construir um país dinâmico, mais equitativo e com mais oportunidades. Estamos buscando atender aos nossos valores mais caros enquanto sociedade”, ressaltou.

PUBLICIDADE