Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 circulam por Pernambuco

PUBLICIDADE

Vai começar o circuito de vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 por Pernambuco. As cidades de Recife, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns e Arcoverde vão receber a visita dos escritores Pedro Augusto Baía (PA) e Taiane Santi Marttins (RS), no período de 18 a 22 de setembro. Todas as sessões terão entrada gratuita para o público.

O paraense Pedro Augusto Baía é doutor em Psicologia Forense pela Universidade de Coimbra e analista judiciário, no Tribunal de Justiça do Pará. Fascinado pela leitura e escrita desde a infância, foi o vencedor na categoria Conto, com a obra “Corpos Benzidos em Metal Pesado”, em que tenta descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. Neste processo de devastação, ele mostra que resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado no livro.

A gaúcha Taiane Santi Martins é editora da revista ‘Travessa em Três Tempos’ desde 2010. Seu livro “Mikaia” venceu a categoria Romance. A obra narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana, que buscam diferentes maneiras de lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia, que sofre uma amnésia repentina, quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia de recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento.

No Recife, a roda de conversa dos escritores será no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro, no dia 18, às 15h. Em Caruaru, será na Biblioteca Álvaro Lins, do Sesc, no dia 19, às 19h. No dia 20, também às 19h, Pedro Augusto e Taiane conversam com o público de Belo Jardim, no auditório da FBJ (Faculdade de Belo Jardim). Garanhuns recebe os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, no dia 21, na Comedoria do Centro Cultural Sesc, às 19h. O circuito de vencedores por Pernambuco, no mês de setembro, termina em Arcoverde. Lá, a apresentação acontece no dia 22, às 19h, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.

20 anos do concurso – Lançado pelo Sesc em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes. Os vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais que oferecer oportunidade aos novos escritores, o Prêmio cumpre importante papel na área cultural, proporcionando renovação no panorama literário brasileiro.

Serviço: Circuito de Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura por Pernambuco

De 18 a 22 de setembro

Entrada gratuita

 

Programação

Recife (18/09)

15h | Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro

 

Caruaru (19/09)

19h | Biblioteca Álvaro Lins, do Sesc Caruaru

 

Belo Jardim (20/09)

19h | Auditório da Faculdade de Belo Jardim

 

Garanhuns (21/09)

19h | Comedoria, do Centro Cultural Sesc

 

Arcoverde (19/09)

19h | AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde)

 

Imagem: via assessoria de imprensa

PUBLICIDADE