Projeto da Pernambucana Karla Falcão é premiado na Espanha

PUBLICIDADE

Na última semana, a pernambucana Karla Falcão foi premiada na categoriaOrganização” do XXI PrêmioMichelin de Melhores Projetos de Fim de Curso da Escolade Engenharias Industriais da secular Universidade de Valladolid, na Espanha. A premiação destaca trabalhos de graduação e mestrado que se destacam em inovação, qualidade, organização e investigação.

O projeto vencedor, “Plano Estratégico de Turismo para oParque Nacional Catimbau“, apresenta uma abordagemabrangente para o desenvolvimento do turismo sustentávelno Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, destacou a importância do reconhecimento internacional: “Estamos orgulhosos de ver uma pernambucana como Karla Falcão sendo reconhecida internacionalmente. O plano desenvolvido na Universidade de Valladolid integrará estrategicamente nossos esforços na Secretaria de Turismo, promovendo o desenvolvimento sustentávelna região“.

Karla Falcão, autora do projeto, compartilhou suamotivação: “Esse trabalho nasceu com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável em uma regiãoonde as riquezas naturais, históricas e culturais contrastamcom a extrema pobreza em que vive a população. Todo o projeto foi construído com muito respeito ao Catimbau e com a colaboração de pessoas e organizações engajadas no turismo da região. Receber esse prêmio é não somenteprova de que eu fiz a escolha certa ao dedicar minhaformação acadêmica para servir à sociedade, como reforçaa viabilidade do plano apresentado”.

O projeto propõe ser um instrumento de promoção do turismo como ferramenta de preservação do patrimônioaliado ao combate à pobreza. David Poza, orientador do projeto, comentou sobre a aplicabilidade das ferramentasde Gestão de Projetos: “A Dissertação de Mestrado de Karla Falcão é um exemplo de como as ferramentas de Gestão de Projetos não têm aplicação no âmbitoindustrial, onde a maioria delas teve a sua origem, mas também na melhoria da qualidade de vida emcomunidades desfavorecidas. Agora, com o reconhecimento do Prêmio Michelin, que valoriza especialmente a aplicabilidade dos trabalhos apresentados, podemos estar ainda mais confiantes de que Karla alcançará os objetivos de desenvolvimento regional que traçou na sua investigação.”

O projeto não apenas se baseou em ferramentas de direçãode projetos, mas também na revisão de trabalhosacadêmicos voltados à região do Catimbau. Contou com a colaboração da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), Secretaria de Turismo de Buíque, Direção do Parque Nacional do Catimbau, Associação de Condutoresde Turismo do Parque Nacional do Catimbau, além do SEBRAE e diversos provedores locais de turismo.

PUBLICIDADE