Compesa realiza manutenção preventiva no sistema Jucazinho para o Carnaval

PUBLICIDADE

O Carnaval está chegando e a Compesa está preparando seus sistemas de abastecimento de água para garantir maior confiabilidade operacional e minimizar riscos de paralisações durante os festejos de Momo. No interior do estado, o Sistema Jucazinho, em Surubim, passará por serviços de manutenção preventiva e programada, aquela em que os técnicos planejam as intervenções com antecedência. A ação ocorrerá no Tramo Sul de Jucazinho, a partir das 6h da próxima terça-feira (23), devendo as intervenções prosseguirem até as 18h da quinta-feira (25).

Durante o período de manutenção, áreas atendidas por este sistema terão o abastecimento suspenso. As localidades afetadas são:

– Ameixas (distrito de Cumaru);

– Riacho das Almas;

– Caruaru: nos bairros do Salgado (parte baixa), Cidade Jardim, São João da Escócia (parte baixa), Serranópolis, São José 1 e 2, Rendeiras (parte alta) e José Liberato. Nos Loteamentos Morada Nobre, Mirante do Vale, Luiz Mariano, Cidade Agreste, Paraíso, Serra Verde; Residencial Luar de Caruaru. Na zona rural, nas localidades de Gonçalves Ferreira, Rafael (lado posto de saúde), Lajes, Contendas (lado Parque Milanny), Lagoa Roçada, Veada Morta, Juá e Rua dos Coqueiros e Barrinhos.

Em consequência dos serviços, poderá ocorrer queda de vazão em torno de 40% para as seguintes localidades:

– Cidade de Bezerros;

– Distrito de Insurreição (Sairé);

– Gravatá: loteamentos Santana, Chácara Veraneio e Alto Gravatá, no Assentamento Santo Antônio e no sítio Volta do Rio;

– Cumaru (sede);

– Passira.

Entre as ações programadas, estão a substituição de tubulação de 900 mm, entre a derivação da Estação Elevatória 06 (sistema de bombeamento), que fica em Bezerros, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ameixas; instalação de novo registro responsável por abastecer a estação elevatória 06; limpeza dos decantadores da ETA Salgado, que fica em Caruaru; substituição de equipamento na ETA Cumaru; instalação de pontos medição de pressão ao longo da adutora para posterior de implantação de dataloggers, equipamentos que controlam em tempo real as pressões da água. “O Sistema Jucazinho tem 120 km de extensão e se faz necessário executar ações preventivas para melhorar a sua performance. A futura instalação dos data loggers será um passo importante para monitorarmos as pressões e evitarmos vazamentos”, explica o gerente de Manutenção da Compesa, George Ramos.

Após o término dos serviços, a distribuição de água das áreas citadas será retomada, porém, com previsão de regularização ao longo da sexta-feira (26), pois há a necessidade de um período para a pressurização da rede até a completa normalização do abastecimento.

Foto de Jucazinho, ano de 2018
Reprodução/ site da Compesa

PUBLICIDADE