Caruaru é apontada por estudo internacional como uma das 50 cidades mais violentas do mundo

PUBLICIDADE

Com pouco mais de 378 mil habitantes, a cidade de Caruaru é hoje uma das 50 mais violentas do mundo. A informação é do levantamento anual sobre violência feita pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, divulgado, no último mês de abril, pela revista Exame – uma das publicações especializadas de maior credibilidade no país e traduz a forma desastrosa como a questão da segurança pública é tratada pelas autoridades que estão a frente do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. “Não se brinca com a vida das pessoas! São mais de 2,5 milhões de cidades no mundo e Caruaru está nessa lamentável posição de ser uma das 50 mais violentas. É ao mesmo tempo preocupante e extremamente vergonhoso ver Caruaru chegar a uma situação como essa”, destacou o pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, Armandinho.

A capital do Agreste ocupa a vergonhosa 47ª posição no ranking com uma média de 32,2 homicídios por 100 mil habitantes. Os dados se referem ao ano de 2023, quando de acordo com dados da própria Secretaria de Defesa Social, foram registrados 127 assassinatos, 27 a mais que em 2022. Este ano, de janeiro a abril, já foram contabilizados 42 homicídios. “Basta analisar os números e vemos que há uma tendência desse número continuar crescendo, infelizmente. Nos primeiros quatro meses do ano já atingimos 33% do total de assassinatos do ano passado inteiro. É isso que o atual prefeito acha que está funcionando com o Juntos Pela Segurança 2.0?”, questionou Armandinho.

Armandinho destaca a necessidade de medidas urgentes e eficazes para mudar essa triste realidade. “É preciso fazer um investimento grande na segurança pública, trazer as foças operativas, trazer o governo do estado, trazer o governo federal, articular emendas parlamentares para reverter esse quadro e transformar Caruaru numa das 50 cidades com os melhores índices de geração de emprego e renda, da qualidade da educação e da assistência social”, sentenciou.

Segundo o ranking, o Brasil tem dez das 50 cidades mais violentas do mundo. Na comparação com o levantamento de 2022, o país melhorou os índices. Naquele ano, a cidade brasileira mais violenta era Mossoró (RN), ocupando a 11ª posição. Nesta edição, o município deixou de figurar no levantamento, assim como Natal (RN) e Vitória da Conquista (BA). Em contrapartida. Caruaru (PE), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que não estavam no levantamento, entraram. Países como México, Brasil e Colômbia dominam ranking.

 

PUBLICIDADE