O prefeito de Caruaru e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), criticou as dívidas deixadas na gestão Zé Queiroz (PDT) e mencionou os processos judiciais contra o ex-prefeito durante o encontro “Diálogo com os Candidatos”, transmitido pelo grupo Asa Branca. Segundo o atual chefe do Executivo municipal Queiroz acumula um total de 30 processos, dos quais apenas três foram arquivados definitivamente, enquanto os outros 27 continuam tramitando na Justiça. O evento foi realizado, nesta quinta-feira (29), pela Fiepe, Acic, Sindloja, Facep e OAB Caruaru.
Na ocasião, Rodrigo Pinheiro apontou que ex-prefeito deixou um montante de dívida que alcança os R$ 200 milhões, quando desligou-se da prefeitura em 2016, referentes a débitos previdenciários com o CaruaruPrev. Já os processos judiciais incluem pendências com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos anos de 2012 e 2015, além de débitos com o CaruaruPrev referentes aos anos de 2013 e 2016.
Em 2017, a então prefeita e atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), apresentou relatório feito pela equipe de transição, que detalhava o déficit da gestão de Zé Queiroz, evidenciando os desafios financeiros que a cidade de Caruaru continua a enfrentar. Rodrigo Pinheiro utilizou o encontro na Fiepe para destacar a importância do equilibrio fiscal na gestão pública, essencial para captação de recursos, a exemplo do Finisa, que permitem que o município amplie sua capacidade de investimento em obras que transformam a vida dos cidadãos.
O prefeito também ressaltou que, mesmo diante do cenário adverso, sua gestão vem honrando e pagando os débitos deixados por Zé Queiroz. “Se não estivéssemos honrando essas dívidas, nem teríamos conseguido empréstimo do Finisa”, afirmou Rodrigo, destacando que o trabalho de quitação desses débitos começou ainda na gestão de Raquel Lyra e continua até hoje, com sua administração comprometida em manter as contas em dia.